Botucatu passa a contar com sistema de coleta subterrânea
Os contêineres subterrâneos oferecem mais comodidade aos moradores.
Assessoria de imprensa Corpus
Uma cidade que investe na sustentabilidade e na qualidade de vida dos cidadãos. Entram em uso em Botucatu, a partir próxima semana, dois pares de contêineres subterrâneos, importantes aliados no armazenamento seguro e ambientalmente correto de resíduos comum e reciclável.
Na segunda-feira,02, às 14h30, serão inaugurados os mobiliários instalados na Praça Isabel Arruda, situada na Avenida Dom Lúcio. Na terça-feira, 03, às 9 horas, é a vez dos mobiliários da Praça Alexandre Fleming, que fica na Rua Brás de Assis.
Os contêineres subterrâneos oferecem mais comodidade aos moradores. As Praças são locais de grande circulação assim, os novos equipamentos são mais uma opção para manter a área de lazer limpa e proporcionar o descarte e separação eficiente de resíduos.
Eles ainda ocupam menos espaço externo, não prejudicando a circulação dos usuários. Discretos, se integram ao local sem interferir na paisagem, mantendo o espaço para seu devido uso, para a população desfrutar.
Instaladas em pontos estratégicos, elas possibilitam que os frequentadores possam destinar o lixo em qualquer dia e horário. Os contêineres são 100% estanque, protegem os resíduos de animais, pragas e de mudanças climáticas.
Coleta seletiva:
Os equipamentos são mais uma opção na hora de destinar os materiais recicláveis separados em casa. Um ponto de entrega voluntária que auxilia no armazenamento correto dos materiais até o seu enviado para reaproveitamento.
Equipadas com sensores volumétricos, as ilhas ecológicas minimizam impactos ambientais. Quando a cuba do contêiner está cheia, próximo de sua capacidade máxima, que é de três metros cúbicos, o equipamento envia um sinal para o sistema, que programa a coleta dos materiais, evitando-se viagens desnecessárias e a emissão de gases de efeito estufa.
Saiba como usar:
O cidadão pode contribuir na conservação e bom uso da tecnologia. É importante manter sempre a tampa fechada. Além de deixar o resíduo seguro, isso garante também que o espaço fique sem odor, característico da decomposição do lixo.
É possível jogar os materiais recicláveis direto no contêiner subterrâneo, sem necessidade de sacos, porém eles não podem estar sujos, senão contaminam o restante dos materiais ali guardados e impossibilita a reciclagem. As caixas precisam ser desmontadas, pois podem obstruir a cuba da lixeira.
Ecoponto Móvel:
O Ecoponto Móvel estará presente na inauguração dos contêineres subterrâneos em frente à Prefeitura Municipal. Ele é uma estrutura volante de educação ambiental. Um espaço lúdico que apresenta de forma criativa os conceitos de redução, reutilização e não geração de resíduos, como disciplina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Em Botucatu, os agentes ambientais vão abordar também sobre a importância das estruturas de descarte correto para o sucesso da coleta seletiva e da limpeza urbana como um todo. Os profissionais ainda incentivam à população a participar do processo. Uma atitude cidadã, afinal cidade limpa e a cidade que não se suja!