O programa atende anualmente 100 alunos do 1º ao 5º ano de 10 unidades escolares.
Na última quarta-feira, 17, a equipe de assistentes sociais e psicólogos da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma experiência enriquecedora e inspiradora: a Equoterapia. A atividade teve como foco principal o fortalecimento do espírito de equipe.
Em um ambiente propício à interação, os profissionais puderam experimentar a sinergia que nasce da colaboração e do trabalho em equipe. Os cavalos serviram como catalisadores para o desenvolvimento de habilidades essenciais, tais como a comunicação, liderança e, acima de tudo, o respeito mútuo. Ao interagir com os cavalos, os participantes percebem que a empatia e a compreensão são elementos fundamentais na construção de relacionamentos sólidos.
“Os desafios propostos durante a atividade demandaram não apenas habilidades individuais, mas também a capacidade de trabalhar harmoniosamente em busca de objetivos comuns”, diz Renata Tieghi, assistente social da SME”.
A abordagem prática tem o objetivo de que cada membro da equipe explore e aprimore suas habilidades de liderança e espírito de equipe, promovendo um ambiente mais coeso e colaborativo dentro das escolas e da Secretaria de Educação. Além dos benefícios internos para os participantes da equipe, a vivência em equoterapia também proporcionou um olhar sensível para a importância dessa prática no contexto educacional.
A interação com os cavalos não só fortalece as habilidades motoras e cognitivas, mas também promove um ambiente emocionalmente seguro para o desenvolvimento integral dessas crianças.
O Programa de Equoterapia, conveniado a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação desde 2010, é direcionado a estudantes do 1º ao 5º anos que possuem dificuldades acentuadas e/ou transtornos de aprendizagem e problemas de socialização.
O programa atende 100 alunos por ano, contemplando 10 unidades escolares. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.